Sanisa - Saneamento Inovação e Soluções Ambientais
Consultoria
Veja o Vídeo
Outros
Vídeos

+ Licenciamento Ambiental e Atendimento as Condicionantes

O licenciamento ambiental é uma obrigação legal que deve anteceder a instalação de qualquer empreendimento ou atividade que possa poluir ou degradar o meio ambiente. É o procedimento administrativo pelo qual a administração pública, por intermédio do órgão ambiental competente, analisa a proposta apresentada para o empreendimento e o legitima, considerando as disposições legais e regulamentares aplicáveis e sua interdependência com o meio ambiente, emitindo a respectiva licença. Licenciar uma atividade significa avaliar os processos tecnológicos em conjunto com os parâmetros ambientais e socioeconômicos, fixando medidas de controle, levando-se em conta os objetivos, critérios e normas para a conservação, defesa e melhoria do ambiente e, especialmente, as diretrizes de planejamento e ordenamento territorial do Estado.

+ Gerenciamento de Resíduos (PGRS, PGRSS, PGRCC)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos gerados por alguma atividade. Atendemos empreendimentos e municípios.

+ Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)

Estudo dos instrumentos de política urbana previsto no Estatuto da Cidade (Lei 10.257, de 10 de Julho de 2001) que tem como finalidade que empreendimentos e atividades públicas ou privadas em áreas urbanas obtenham suas licenças ou autorizações de construções, ampliação ou funcionamento a cargo do poder público municipal.

+ Roteiro de Caracterização do Empreendimento (RCE)

O RCE, bem como a exigência de plantas e memoriais, é específico para cada modalidade da licença ambiental e para cada tipo de atividade, a exemplo de atividades industriais, mineração, irrigação, empreendimentos habitacionais, entre outros.

+ Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

A recuperação de áreas degradadas está ligada à ciência da restauração ecológica, que é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.

+ Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto de Meio Ambiente (EIA/RIMA)

EIA: Nesse estudo várias atividades de cunho técnico e científico, como o diagnóstico ambiental, a identificação de fatores impactantes, a previsão e medição de impactos, além da interpretação e valoração de dados em relação a atividades impactantes, bem como a indicação de ações amenizadoras com programas de monitoramento de tais atividades.
RIMA: Constitui-se em um documento do processo de avaliação do impacto ambiental e deve esclarecer todos os elementos do estudo (EIA), de modo que possam ser utilizados na tomada de decisão e divulgados para o público em geral. O RIMA consubstancia as conclusões do EIA, devendo conter a discussão dos impactos negativos e positivos.

+ Outorga de uso da Água

É imprescindível para legalidade e regularidade quanto ao uso de recursos hídricos quando se tratar de implantação, ampliação ou alteração de qualquer empreendimento que demande uso de água superficial ou subterrânea, bem como a execução de obras e serviços que alterem o seu regime, quantidade e qualidade.

+ Roteiro Ambiental Simplificado (RAS)

O Relatório compreende os estudos relativos aos aspectos ambientais pertinentes a localização, instalação, operação, e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a concessão da licença prévia requerida, que conterá, dentre outras, as informações relativas ao diagnóstico ambiental da região de inserção do empreendimento, sua caracterização, a identificação dos impactos ambientais e das medidas de controle, de mitigação e de compensação.

+ Amostragem e Monitoramento de Águas e Efluentes

A SANISA realiza coleta e análises físico-químicas e biológicas de água e efluentes em laboratórios devidamente especializados e qualificados, garantindo confiabilidade nos resultados dos parâmetros analisados.

+ Educação Ambiental

Processo de educação responsável por formar cidadãos conscientes com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais tomando decisões coletivas. Atendemos escolas, universidades, empresas públicas e privadas ministrando palestras, treinamentos e ensinamentos de boas práticas a fim de minimizar custos buscando a sustentabilidade.

+ Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR)

Conforme previsão da Lei Estadual Nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006, o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais é um registro público eletrônico obrigatório para todos os produtores rurais independentemente do tamanho da propriedade, com prazo estipulado pelo governo o CEFIR necessita ser executado por uma equipe experiente, ágil e multidisciplinar.

+ Geoprocessamento e Georreferenciamento

Mapeamento temático (uso do solo, vegetação, geomorfológico, pedológico, hidrográfico, ecossistemas, biodiversidade, rodoviário, climático, entre outros). Análise multicriterial, modelos digitais de terreno e elaboração de mapas.
Rua Metódio Coelho, Edf. Módulo Empresarial
N º 120, sala 101. Bairro Parque Bela Vista.
CEP 40279-120. Salvador-BA
Telefone: (71) 3015.6061
E-mail: contato@sanisa.com.br
sanisa.com.br © Copyright 2015
@empresasanisa
Eu entendo a felicidade como uma relação de harmonia, como uma relação estreita da pessoa com a sociedade, com aqueles que lhe são próximos e com o meio ambiente.
(José Saramago)
55 (71) 3015.6061